Gestão Condominial Inteligente: Odeio papel

Gestão Condominial Inteligente: Odeio papel

Gestão Condominial Inteligente: Odeio papel

Por Luiz Henrique Moura – Síndico dos Residenciais – Lagoa dos Cristais e Lagoa do Ouro em Lagoa Santa – MG

Odeio Papel

Movido por esse sentimento pessoal, é que a cada dia que passa, acredito mais na tecnologia e nos recursos digitais. Afinal de contas, odiar papel em 2021 é mais que a obrigação de qualquer gestor.

Para um síndico profissional, ou para um síndico morador, a papelada é uma coisa chata de trabalhar. Acreditando mais e mais nisso, busco trabalhar com a tecnologia a meu favor. Hoje temos muitas plataformas digitais, e com elas conseguimos otimizar o tempo no escritório e dar mais atenção presencialmente no condomínio e na relação com condôminos.

Hoje sou síndico de dois condomínios de grande porte em Lagoa Santa – MG, e ao todo são 884 unidades para gerenciar. Por mais que ainda aplicativos de mensagens instantâneas sejam usados por moradores, plataformas como o ByDoor, vem facilitando muito a centralização de informações. Seja para validarmos uma documentação, gerenciamento de reservas dos espaços de lazer, registros de acesso e até mesmo o cadastro de pets dos condôminos.

Tecnologia como aliada da Gestão Condominial

Imagina no meu caso, gerenciar 884 unidades na “papelada”? Seria praticamente um dia inteiro apenas para reunir as informações. O papel em um mundo digital não é mais ecologicamente correto. Se temos uma plataforma que nos dá todo esse suporte digital, para que vou usar papel? Não dá. Perde-se tempo e dinheiro.

A constante busca de conscientização junto aos condôminos para se usar o ByDoor, por exemplo, é uma luta diária, lá conseguimos reunir, desde um pedido de troca de lâmpada em um bloco, até a validação de um contrato de locação.

Se o condômino usa a plataforma ao seu favor, nossa rotina se torna muito mais produtiva.

O morador quer falar diretamente com o síndico?

O ByDoor, consegue centralizar essa comunicação, uma encomenda chegou para um morador? A mesma coisa.

E o principal… Imaginem um fluxo de mais de 1000 pessoas por mês sendo cadastrados no papel? E se eu precisar saber quem entrou dia 27/01/2021 no condomínio na unidade 7 305 às 20h?

Como vamos encontrar rapidamente essa informação no papel? Complicado, mas não impossível.

Minimizar o tempo de espera de um prestador de serviço ou de um delivery previamente cadastrado no sistema ou por um morador, além de ser nosso maior desejo é muito mais ágil na liberação da cancela. Vamos poupar o tempo da portaria que é tão precioso, não é verdade?

Portaria não só abre e fecha portão

Para que a portaria vai fazer um cadastro no papel toda vez que aquele entregador chegar no condomínio? No Bydoor, o cadastro dele já está pronto. Basta atrelar onde ele está indo e pronto… Abre-se a cancela. (risos).

E por mais que os condôminos batam o pé no início da implantação de qualquer tecnologia, dizendo que isso é frescura do síndico, que ele está complicando o sistema, que nada como uma boa agenda não resolva. Provem a eles que o sistema é bom, funcional e mais assertivo. Não vamos ficar reféns de filas para entrada de um delivery, por exemplo.

Eu iria odiar receber uma pizza fria, devido ao longo tempo de espera de um entregador na portaria do meu condomínio.

Ao contrário do que muitos condôminos pensam, porteiro não está na portaria apenas para somente abrir e fechar portão. Com o aumento de encomendas chegando a todo momento, compras online, e diversos outros afazeres, abrir portão é o menor dos problemas de uma portaria e todos os síndicos sabem, que na prática essa fala ficou estagnada no século passado.

Porteiro não só abre e fecha portão. Perca uma encomenda de algum condômino ou faça alguma entrega erroneamente pra vocês verem quem é o culpado, garanto a vocês que o condômino culpará quem? Sim… A portaria.

Deixem de transmitir um recado, esqueçam de avisar sobre uma encomenda, ou um visitante. O síndico terá com certeza uma dorzinha de cabeça.

No ByDoor, por exemplo você já resguarda sua portaria e toda sua equipe com esse e outros problemas de comunicação, pois basta o porteiro mandar uma mensagem privada para o morador, que ele já recebe o recado. Muito melhor, não é mesmo?

Ou iremos pegar um pedacinho de papel escrever o recado e pedir ao zelador para colocar debaixo da porta do condômino?

Papel na minha opinião hoje é simplesmente burocracia. Vamos abolir o uso de papelada. Vamos partir para as novas tecnologias. Uma vida sem papel burocrático, é simplesmente meu sonho de consumo.

Síndicos, quer maximizar o seu tempo? Odeiem papel.

Luiz Henrique Moura

 

 

4 thoughts on “Gestão Condominial Inteligente: Odeio papel”

  1. Maria Cristina Neves disse:

    Concordo com tudo, odeio papel, mas ainda não consegui me livrar totalmente deles. Estamos implantando o Bydoor e tenho certeza que vamos diminuir muito o uso deste produto.

    1. Caroline Ornellas disse:

      Vai sim! Boa decisão!

  2. Luiz Henrique Moura disse:

    ByDoor obrigado pela parceria em nossos condomínios.

    1. Caroline Ornellas disse:

      Nós que agradecemos a sua disponibilidade para relatar sua experiência e compartilhar com outros síndicos. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *