Inspeção predial: 7 motivos para fazer no seu condomínio

Problemas com infiltrações ou na parte elétrica de um imóvel podem dar uma grande dor de cabeça quando não são resolvidos. Porém, quanto mais cedo forem identificados, mais rápido podem ser solucionados. Esse é o trabalho da inspeção predial.

Os cuidados deste tipo de inspeção são acessíveis e permitem ao comprador ter um melhor conhecimento da situação do imóvel antes de fechar negócio, obtendo assim descontos no preço de locação ou venda, e convertendo esta economia nas reformas necessárias. Conheça 7 motivos para fazer uma inspeção predial no seu condomínio.

Como é feita uma inspeção predial?

A inspeção predial é uma vistoria das edificações realizada por um profissional habilitado, seja ele engenheiro, arquiteto ou empresa que seja legalmente autorizada para isto.

Este serviço ainda é pouco desenvolvido no Brasil, é mais comumente realizado em outros países, como os Estados Unidos, e é feito sem a necessidade de quebrar paredes ou outras partes do imóvel, avaliando a segurança que ele pode oferecer.

É realizada tanto em casas, quanto em apartamentos e todas as partes, tanto internas, quanto externas são vistoriadas, apontando-se problemas onde haja má conservação elétrica, hidráulica, vazamentos, problemas no telhado e rachaduras.  

Para condomínios, a inspeção realizada é mais séria, e visa avaliar infiltrações, ferrugem ou corrosão nos pilares de sustentação e nas lajes, bem como a parte de extintor de incêndios, no aterramento, impermeabilização e vazamentos que podem prejudicar a leitura da conta d’água do condomínio.

Geralmente, o resultado desta inspeção é mostrado em um relatório bastante detalhado, em que pode ou não conter fotos.

7 motivos para fazer a inspeção predial no seu condomínio

Existem algumas justificativas que viabilizam um agendamento de uma inspeção predial em condomínios. São elas:

  1. Problemas de corrosão e enferrujamento das armaduras de ferro que sustentam os pilares;
  2. Avarias nos extintores de incêndio;
  3. Paredes e pilares rachados ou com trincas;
  4. Vazamento e desperdício de água;
  5. Impermeabilização de paredes ou áreas que estejam molhando;
  6. Problemas de instalações elétricas, aterramentos e vazamentos que tornam mais caros os gastos com energia elétrica e com a água do condomínio;
  7. Infiltrações.

A inspeção predial é um serviço de grande importância para uma avaliação segura de um imóvel, visto que quem deseja comprar, precisa saber da real situação do estabelecimento, bem como saber se o condomínio onde pretende morar é seguro, bem construído e se possui uma manutenção periódica bem estruturada.

Toda a informação necessária é facilmente levantada pelos serviços de Inspeção Predial, visto que são realizadas por profissionais, que enxergam problemas onde os compradores e vendedores ou locadores não veem, por serem leigos no assunto.

Os serviços de inspeção predial de qualidade, devem oferecer um diagnóstico preciso, possuir um laudo técnico bem elaborado, identificando falhas de manutenção e irregularidades. Desta forma, permite ao síndico gerenciar as ações de manutenção de maneira eficaz.  

Além disso, a inspeção predial pode sanar todas as dúvidas, tanto de síndicos, quanto dos moradores, trazendo mais segurança a ambas as partes e tornando o imóvel mais valorizado.

Acha que esta informação pode ser útil a mais alguém? Então compartilhe em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *